No dia 10/12/2016 a Coordenação do Conselho da Regional de Jacarepaguá-Barra-Recreio-Vargens da FAM-Rio (Federação das Associações de Moradores do Município do RJ) realizou, no auditório do Posto Municipal de Saúde do Tanque, em Jacarepaguá, Conferência Preparatória para o 6º Congresso Municipal Ordinário da entidade. Entre os pontos de pauta da atividade, estava a apresentação de um vídeo documentário sobre História de Jacarepaguá a partir das lutas dos movimentos sociais da região.
De acordo com um dos conselheiros da Regional, o vídeo serve como motivador das lutas dos Movimentos Sociais e, especificamente nesta atividade, teve a função de ajudar nas discussões da Conferência Preparatória da FAM-RIO.
Participantes da atividade assistem ao documentário "Histórias, Memórias e Oralidades da Luta Social por Terra e Moradia na Região de Jacarepaguá" |
O documentário exibido na atividade é uma produção realizada em parceria entre lideranças de diversos movimentos sociais de Jacarepaguá com pesquisadores do Núcleo de Educação Não-Formal para a Cidadania e Tecnologias Sociais na Baixada de Jacarepaguá do Campus Fiocruz da Mata Atlântica, que executaram em conjunto, durante os anos de 2012-2014, dois Projetos: Histórias, Memórias e Oralidades: resgatando as experiências de mobilização e luta política pela posse da terra e da moradia na Baixada de Jacarepaguá e Cartografia Participativa dos Conflitos e Injustiças Ambientais na Região de Jacarepaguá.
Nesta atividade da Regional de Jacarepaguá da FAM-Rio também foi apresentado um material relacionado ao documentário, uma Plataforma Cartográfica e histórica da ocupação e das lutas sociais em Jacarepaguá desde a década de 1960 até 2010. Contendo seis mapas históricos organizados por décadas, o material tem como objetivo espacializar e territorializar as lutas relatadas pelos entrevistados do documentário.
A plataforma cartográfica e o documentário foram produzidos com o objetivo de serem utilizados em atividades educativas formais e não-formais, podendo ser trabalhado em escolas, universidades, centros comunitários, palestras, cine-debates, etc. O Campus Fiocruz da Mata Atlântica está localizado no bairro da Colônia, em Jacarepaguá e a produção dos materiais tiveram como diferencial a participação de movimentos sociais desde a construção do texto do projeto até a execução orçamentária e dos produtos de cada um dos projetos.
O Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá foi uma das instituições de movimento social da região de Jacarepaguá parceira dos projetos e participou ativamente da construção e execução dos mesmos, fornecendo consultorias em pesquisa histórica e geográfica e organizando diversas atividades sobre história de Jacarepaguá, como rodas de conversa, cine-debates, etc. Os pesquisadores do IHBAJA Leonardo S. dos Santos e Renato Dória coordenaram as atividades realizadas pelo IHBAJA no âmbito dos projetos.
A apresentação do documentário e da plataforma cartográfica foi realizada por Cleonice Dias, representante do Campus Fiocruz da Mata Atlântica e por Renato Dória, representante do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá. O IHBAJA parabeniza as instituições envolvidas na produção dos materiais devido a sua grande relevância ao tratar de temas pouco estudado por pesquisadores que se dedicam a analisar a história do Rio de Janeiro e da zona oeste da cidade.
Texto e fotos: Renato Dória