Entre os dias 19 e 21 de novembro de 2013, foi realizada a
Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro, evento organizado por diversas entidades, instituições e movimentos sociais que fazem parte da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ). A organização de "Caravanas Agroecológicas" estaduais foi a metodologia definida para preparar, nos diversos estados do país, um encontro maior: o III Encontro Nacional de Agroecologia, realizado em maio de 2014, em Juazeiro, Bahia.
| Visitação à Vila Autódromo. Concentração dos participantes da Caravana para o café da manhã. |
Na Caravana Agroecológica do Estado do Rio de Janeiro ocorreram diversas
visitas a locais de experiência agroecológica e da pequena agricultura familiar, trocas de experiências, plenárias, cantoria e outras
atividades culturais, como as feiras de alimentos típicos dos lavradores de várias regiões do estado e da cidade do Rio de Janeiro, principalmente da Baixada de Jacarepaguá.
O destaque foi para a atividade de visitação à horta urbana de Vila Autódromo, favela titulada da região que resiste às tentativas de remoção por parte da Prefeitura há mais de 30 anos e reivindica a urbanização da comunidade. Outra presença digna de nota foi a dos lavradores de Vargem Grande, que se organizam há nos na Agrovargem, e que realizam um maravilhoso trabalho junto à direção da E. E. Teófilo Moreira da Costa, fornecendo alimento orgânico e da agricultura familiar para aquela escola e toda região de Jacarepaguá. Assim, a Caravana Agroecológica do Rio cumpriu seu papel fundamental: dar visibilidade para as experiências de resistência da agroecologia na região.
| Barraca da Rede Carioca de Agricultura Urbana em Vargem Grande, organizada pela Agrovargem. Fica próximo ao Largo de Vargem Grande. |
E o Instituto
Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA) e o Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá (JAAJ) estiveram
presentes nas atividades dessa caravana, realizado na Vila Autódromo e no Largo da Igreja de
Nossa Senhora da Conceição, em Vargem Grande. O evento, ocorrido no feriado do dia da Consciência Negra do ano passado, 20/11/13, foi uma troca de experiências entre pequenos agricultores urbanos do Rio de Janeiro e diversos movimentos sociais que apoiam a luta por uma alimentação digna, livre de agrotóxicos e da exploração do homem pelo homem.
Os professores-pesquisadores do IHBAJA Renato Dória e Val Costa participaram das atividades e apresentaram uma exposição de fotos do patrimônio arquitetônico e cultural da Baixada de Jacarepaguá e imagens do livro “O Sertão Carioca”, uma obra rara e leitura obrigatório para todos os que se interessam pela história da região.
| Professor Val na banquinha do IHBAJA com a exposição de fotos do Sertão Carioca e do Patrimônio Arquitetônico de Jacarepaguá |
Texto: Renato Dória e Val Costa
Fotos: Val Costa, Carlos Motta e Aparecida Mercês

