como criar um site

terça-feira, 15 de julho de 2014

IHBAJA participa das atividades do Jubileu de Diamante da E.M. Pio X


O Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA) marcou presença nas comemorações do Jubileu de Diamante, sessenta anos (60) de existência da Escola Municipal Pio X. As atividades ocorreram no dia nove (9) de abril de 2014, no auditório da própria escola, situada à rua Serra Negra, № 103, no bairro do Tanque.

A E. M. Pio X é uma das mais tradicionais e antigas instituições de ensino público de Jacarepaguá e foi inaugurada em 15 de Agosto de 1954 pelo Presidente da República Getúlio Vargas.

Várias atividades foram organizadas pela Direção e a Coordenação educacional da escola, que contou também com o apoio de professores e estudantes. O IHBAJA foi convidado e foi representado pelos professores Val Costa e Renato Dória, que ministraram duas palestras sobre a História da Baixada de Jacarepaguá para os alunos do 9º Ano.
Professor Val palestrando
Val abordou o processo de ocupação da região, da Pré-História até o século XIX, enfatizando a valorização do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico. Já Renato apresentou um histórico das transformações sociais e econômicas que a região de Jacarepaguá sofreu ao longo do século XX, abordando o período rural, quando a região integrava o antigo Sertão Carioca e as lutas por direitos sociais e cidadania ocorridas no contexto de intervenções urbanas mais recentes.
 
Professor Renato palestrando

Os pesquisadores e professores do IHBAJA entendem que o conhecimento histórico sobre a região de Jacarepaguá não deve ficar restrito ao meio acadêmico e atua fortalecendo e incentivando atividades que visam difundir este conhecimento aos moradores da região. É uma forma de contribuir para a formação do pensamento crítico, da identidade cultural e da valorização das experiências históricas da população de Jacarepaguá.


Texto: Renato Dória e Val Costa