como criar um site

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

20 de novembro: vivências e resistências



No dia 20 de novembro celebra-se a Consciência 
Negra, uma homenagem ao líder quilombola Zumbi e aos negros e negras que resistiram à escravidão no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, então Capitania de Pernambuco (atual município de União dos Palmares - Alagoas). Em meados do século XVII, o Quilombo dos Palmares era formado por vários povoamentos, com cerca 20 mil indivíduos ao todo. Em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi morto pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi criado oficialmente pela Lei nº12.519, de 10 de novembro de 2011.

Num país em que metade da população é negra ou parda e que enfrenta uma das maiores desigualdades sociais do mundo é necessário a reflexão e ações para reverter esse quadro. Na Baixada de Jacarepaguá, os negros também estiveram presentes. Relegados ao silêncio, eles eram os trabalhadores dos inúmeros engenhos e fazendas da região. Eles construíram a identidade do sertanejo carioca. Construíram quilombos, comunidades, centros religiosos e marcaram presença na história da Baixada de Jacarepaguá.




O município do Rio de Janeiro possui quatro quilombos reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares (FCP): o Quilombo da Pedra do Sal, na Região do Porto; o Quilombo Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande; o Quilombo Sacopã, no bairro da Lagoa e o Quilombo do Camorim, próximo ao Maciço da Pedra Branca. O documento de titulação da FCP certifica que os moradores desses locais são descendentes de antigas comunidades onde ex-escravos buscavam refúgio. Importante preliminar na luta jurídica pela posse definitiva de seus territórios.

O IHBAJA realiza pesquisa e promove a divulgação do patrimônio e história de luta desses indivíduos, de movimentos sociais e dos quilombos da região.