como criar um site

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

IHBAJA participa de atividade de exibição de documentário sobre História de Jacarepaguáda organizada pelo Conselho Rgional da FAM-Rio


No dia 10/12/2016 a Coordenação do Conselho da Regional de Jacarepaguá-Barra-Recreio-Vargens da FAM-Rio (Federação das Associações de Moradores do Município do RJ) realizou, no auditório do Posto Municipal de Saúde do Tanque, em Jacarepaguá, Conferência Preparatória para o 6º Congresso Municipal Ordinário da entidade. Entre os pontos de pauta da atividade, estava a apresentação de um vídeo documentário sobre História de Jacarepaguá a partir das lutas dos movimentos sociais da região.

De acordo com um dos conselheiros da Regional, o vídeo serve como motivador das lutas dos Movimentos Sociais e, especificamente nesta atividade, teve a função de ajudar nas discussões da Conferência Preparatória da FAM-RIO.



Participantes da atividade assistem ao documentário "Histórias, Memórias e Oralidades da Luta Social por Terra e Moradia na Região de Jacarepaguá"


A Regional de Jacarepaguá da FAM-Rio reúne algumas associações de moradores da região que possuem trabalho de base sem vínculo com qualquer tipo de poder paralelo. Ao contrário, reúne diversos moradores da região da Baixada de Jacarepaguá que atuaram, desde fins da década de 1970 e início da de 1980 em diversos movimentos de organização de base: ocupação de terra/prédio para fins de moradia, reivindicação de linhas de transporte público e outros serviços coletivos como saúde, urbanização, saneamento, educação, etc.

O documentário exibido na atividade é uma produção realizada em parceria entre lideranças de diversos movimentos sociais de Jacarepaguá com pesquisadores do Núcleo de Educação Não-Formal para a Cidadania e Tecnologias Sociais na Baixada de Jacarepaguá do Campus Fiocruz da Mata Atlântica, que executaram em conjunto, durante os anos de 2012-2014, dois Projetos: Histórias, Memórias e Oralidades: resgatando as experiências de mobilização e luta política pela posse da terra e da moradia na Baixada de Jacarepaguá e Cartografia Participativa dos Conflitos e Injustiças Ambientais na Região de Jacarepaguá.


 

 
Nesta atividade da Regional de Jacarepaguá da FAM-Rio também foi apresentado um material relacionado ao documentário, uma Plataforma Cartográfica e histórica da ocupação e das lutas sociais em Jacarepaguá desde a década de 1960 até 2010. Contendo seis mapas históricos organizados por décadas, o material tem como objetivo espacializar e territorializar as lutas relatadas pelos entrevistados do documentário.

A plataforma cartográfica e o documentário foram produzidos com o objetivo de serem utilizados em atividades educativas formais e não-formais, podendo ser trabalhado em escolas, universidades, centros comunitários, palestras, cine-debates, etc. O Campus Fiocruz da Mata Atlântica está localizado no bairro da Colônia, em Jacarepaguá e a produção dos materiais tiveram como diferencial a participação de movimentos sociais desde a construção do texto do projeto até a execução orçamentária e dos produtos de cada um dos projetos.

O Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá foi uma das instituições de movimento social da região de Jacarepaguá parceira dos projetos e participou ativamente da construção e execução dos mesmos, fornecendo consultorias em pesquisa histórica e geográfica e organizando diversas atividades sobre história de Jacarepaguá, como rodas de conversa, cine-debates, etc. Os pesquisadores do IHBAJA Leonardo S. dos Santos e Renato Dória coordenaram as atividades realizadas pelo IHBAJA no âmbito dos projetos.

A apresentação do documentário e da plataforma cartográfica foi realizada por Cleonice Dias, representante do Campus Fiocruz da Mata Atlântica e por Renato Dória, representante do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá. O IHBAJA parabeniza as instituições  envolvidas na produção dos materiais devido a sua grande relevância ao tratar de temas pouco estudado por pesquisadores que se dedicam a analisar a história do Rio de Janeiro e da zona oeste da cidade.

Texto e fotos: Renato Dória