como criar um site

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Roteiro da Visita-guiada ao Quilombo Cafundá Astrogilda, Vargem Grande - 11/02


NÃO PERCAM ESTA ATIVIDADE!!!! VENHAM CONHECER OS ATRATIVOS HISTÓRICOS E NATURAIS DA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ!!!



 
Roteiro da Visita-guiada ao Quilombo Cafundá Astrogilda, Vargem Grande - 11/02
(Comunidade Remanescente de Quilombo)

Atividades: Visita-guiada ao Quilombo Cafundá Astrogilda e Caminhada Eco-histórica pela vertente Sul (Vargem Grande) do Maciço da Pedra Branca.

Organização: Associação dos Moradores Quilombo Vargem Grande; Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA); Ponto de Cultura JPA Afrocultural; Coletivo Gaia Viva.

Duração da atividade: Início previsto para às 9h; término previsto para às 13h.

Roteiro/ Programação

Ponto de encontro/concentração: a partir das 8:45h no Largo de Vargem Grande, próximo à Paróquia São Sebastião (Igreja Católica).

9h: Abertura/início da atividade com falas de representantes dos grupos organizadores da atividade e rodada de apresentação dos participantes;

9:30h: Visita-guiada ao Quilombo Cafundá Astrogilda (Associação de Moradores Quilombo Vargem Grande) e Caminhada Eco-histórica pela vertente Sul (Vargem Grande) do Maciço da Pedra Branca (IHBAJA). Partindo do Largo de Vargem Grande, pela estrada do Pacuí até chegar a estrada do Mucuíba. Na altura da bifurcação entre estrada Mucuíba e o Caminho do Cafundá tem início a trilha, por onde o grupo seguirá até a sede do Quilombo Vargem Grande.

10:30h: Roda de conversa e visita ao espaço da sede do Quilombo Vargem Grande, onde está sendo construído o Eco-Museu da Cultura Remanescente Quilombola local.

12h: Oficina de confecção de placas de conscientização ambiental e mutirão para instalação das mesmas pela trilha. (Coletivo Gaia Viva);

13h: Encerramento (previsão).

Observações: A Caminhada pela vertente de Sul (Vargem Grande) do Maciço da Pedra Branca é de nível leve e não há restrições quanto a idade dos participantes. Para a caminhada, é recomendável: o uso de trajes leves, calçado confortável e adequado para trilhas, protetor solar, repelente de insetos, levar bastante água, frutas e alimentos de fácil digestão. No Quilombo Cafundá Astrogilda há espaço para fazer um pic-nic e pequeno comércio para compra de alimentos produzido por lavradores locais.

Observações 2: Para chegar até o ponto de encontro, o Largo de Vargem Grande, é preciso pegar condução que segue pela Estrada dos Bandeirantes até a altura do nº 24.264, onde fica a Paróquia São Sebastião. A paróquia é uma das referências, pois fica ao lado do largo de Vargem Grande.

Observação 3: Atividade é gratuita, porém, sujeita a lotação. Os interessados em participar deverão encaminhar e-mail para o seguinte endereço: ihbaja@gmail.com
O título da mensagem deve ser "Inscrição Atividade 11/02" e o corpo da mensagem deverá ter as seguintes informações: nome completo, telefone para contato e motivo do interesse na atividade. As inscrições são individuais.

Observação 4: Para quem se interessar, os organizadores disponibilizam para venda produtos e materiais produzidos por conta própria (alimentos, camisetas, folhetos, revistas, livros, etc.) e o recurso obtido com a venda é revertido para o custeio das atividades dos respectivos coletivos.