como criar um site

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá recebe o Prêmio Miriam Mendonça de Cultura


O ano de 2017 foi marcado por muitas conquistas para o grupo do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá. No início do ano foi lançado o primeiro Boletim Informativo do IHBAJA, uma publicação semestral com textos sobre a História da região e notícias das atividades realizadas pelos seus membros-militantes. 

Ainda no primeiro semestre o grupo promoveu, juntamente com associações quilombolas da região, duas caminhadas eco-histórica em comunidades remanescentes de Quilombos: Alto Camorim e Cafundá Astrogilda. Na segunda metade do ano o IHBAJA participou da Semana Integrada do Ciep Dr. Ulisses Guimarães. Nesse evento, os seus integrantes ofereceram oficinas, palestras e uma atividade de campo no Quilombo do Camorim. 

O segundo semestre também ficou marcado pela publicação do segundo Boletim Informativo do IHBAJA e pelo lançamento da vídeo-reportagem histórica “Quilombo do Camorim: Uma história de resistência”, produzido pelo IHBAJA em parceria com o Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC e o Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá - JAAJ.

A “coroação” do ano aconteceu no dia 9 de dezembro, quando o IHBAJA foi agraciado com o Prêmio Miriam Mendonça de Cultura. Esse evento é organizado a cada dois anos pelo Conselho Popular de Cultura de Jacarepaguá e pela FAM – Rio e já está na sua terceira edição. A premiação objetiva reconhecer pessoas, instituições ou grupos que divulgam a cultura popular na região da Baixada de Jacarepaguá. O nome da premiação é uma homenagem a artesã, ativista cultural e militante política Miriam Mendonça. O IHBAJA foi premiado pelo seu trabalho de pesquisa e divulgação do patrimônio material e imaterial da Baixada de Jacarepaguá. O grupo sente-se extremamente honrado e agradece a indicação feita pela comissão organizadora.







Texto: Val Costa
Imagens: Maria Beraldina