como criar um site

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

23/08 - CICLO DE PALESTRAS NO COLÉGIO PEDRO II DO CENTRO: A TRADIÇÃO LIBERTÁRIA NA REVOLUÇÃO RUSSA - ORGANIZADA PELO SINDSCOPE


Este ano comemora-se 100 anos da Revolução de Outubro de 1917. Também chamada Revolução Russa, seu valor histórico é frequentemente reduzido ao classificá-la exclusivamente como um processo político de tomada do poder estatal por uma minoria bolchevique.

Apesar deste grave equívoco de interpretação histórica, observamos iniciativas valorosas que, com rigor e honestidade analítica, resgatam o conteúdo de massas deste importante momento da história mundial. Momento no qual a grande maioria da população trabalhadora de um país, entre camponeses, artesãos, soldados e operários, ousou colocar em prática uma alternativa de organização social e econômica da existência humana diferente da sociedade capitalista.

Neste sentido, o IHBAJA saúda a iniciativa dos professores e servidores do Colégio Pedro II (SINDSCOPE) que estão na organização do evento: Ciclo de palestras 100 anos da Revolução Russa, nos dias 23 e 24 de agosto. O destaque da atividade é o primeiro dia do ciclo de palestras, 23/08, intitulado: A Revolução Russa e a Tradição Libertária, conforme no cartaz abaixo.

A recuperação da experiência histórica da tradição libertária na Revolução Russa coloca de maneira inconteste a contribuição de grupos e indivíduos de matizes políticas que já anunciavam os possíveis perigos da política ambígua dos grupos bolcheviques. Para além disso, destacar a experiência libertária durante a Revolução Russa, significa redimensionar as possibilidades de execução deste processo revolucionário num grau de comprometimento, não com a tomada do poder estatal, mas sim com as aspirações e necessidades das populações mais exploradas daquele país.